São João em Alagoas é tradição, forró no pé e muita animação!

/
0 Comments
(Foto: Jonathan Lins)

A festa de São João em Alagoas promete muita diversão e forró arrasta pé! Como bons nordestinos que somos o povo alagoano já espera ansioso pelos festejos de junho, com músicas, danças e comidas típicas do nordeste.

Meu mês favorito chegou, e com ele os festejos da tradicional festa de São João que acontece em todo o Brasil, mas tradicionalmente no nordeste.

Essa festa linda que nasceu na Europa com o intuito de homenagear São João, representa também um movimento popular de preservação da cultura cabocla. Adaptada a crenças trazidas principalmente por portugueses, mas também por espanhóis, holandeses e franceses, acontece de formas diferentes em cada estado valorizando e divulgando as particularidades culturais de cada um, sem perder a sua essência.

Em Alagoas os festejos garantem muito forró, artesanato e comida boa derivada do milho como canjica, pamonha e mungunzá. Os concursos de quadrilhas, grupos de dança de origem francesa adaptados a cultura popular nordestina, ficam como atrativos e dão um show de criatividade para encenar o casamento matuto embalados pelo tradicional ritmo do forró.


(Foto: Jonathan Lins)

Confira a Galeria de fotos.

Eventos:

No São João de Maceió, organizado pela prefeitura de Maceió, os festejos acontecem durante o mês de junho e movimentam bastante as noites na cidade. A programação contempla apresentações de cantores que representam a cultura popular nordestina, além de mais de 50 trios de forró e 40 bandas locais e o Forró e Folia -  concurso de quadrilhas.



Em vários bairros da capital e no interior do estado também acontecem arraiás organizados por grupos comunitárias e por empresas de eventos.


(Foto: Jonathan Lins)



Rio Largo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Jequiá da Praia, Cacinbinhas, Igaci, Estrela de Alagoas, Jacuípe, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro, Giral do Ponciano, Pilar, Colônia Leopoldina, Campo Alegra, Ouro Branco, Piranhas, Pilar, Batalha, União dos Palmares, Messias são algumas das cidades que geralmente tem shows e eventos de São João.

Para conferir a programação de São João em Alagoas, seguem alguns sites que divulgam os principais eventos:


O Trem do Forró também é uma atração muito interessante. Decorado exclusivamente para as festividades, o percurso do trem possui 32 Km e 15 estações, distribuídas nas cidades de Maceió, Satuba e Rio Largo com muita dança ao som de um trio de forró pé de serra. Os dias de funcionamento durante o mês de junho precisam ser confirmados. Você pode ligar para 3336-2357 para se informar. O passeio é gratuito.


Se você vai passar o mês de Junho em Alagoas, não deixe de colocar na mala roupa xadrez, sandália confortável e muita disposição!


 

 
(Fotos: Jonathan Lins)


Vídeos Relacionados:








You may also like

Nenhum comentário:

Iapoys Blog. Tecnologia do Blogger.