Receitas fit para o verão com frutas

/
0 Comments
Com a chegada do verão vem as férias, os planos para agendar a próxima viagem, e também os de perder uns quilinhos não é!? Bom nesse post vou apresentar as frutas da época, primavera/verão, as suas vitaminas, dicas e algumas receitas baratinhas de sobremesas para você aproveitar ao máximo as suas férias, sem abrir mão de uma alimentação saudável!
(Imagem da internet)

Com essas altas temperaturas o corpo precisa de muita hidratação, fibras e vitaminas. Nada melhor do que ajudar o corpo a se recuperar com as frutas da estação! Ricas em vitaminas elas fornecem energia para as atividades diárias ajudando você a ter uma vida mais saudável! 

Entre os meses de outubro a dezembro, você vai encontrar algumas frutas com mais facilidade e consequentemente mais baratas, são elas:
Ameixa, laranja,  figo, maçã, mamão, manga, melancia, pêssego, abacate, abacaxi, banana, jabuticaba, maracujá, uva.

A maioria tem bastante água e são ricas em vitamina C, uma combinação perfeita para hidratar e cuidar do seu corpo no verão!

Pra ter uma noção das vitaminas e os benefícios que as frutas podem trazer para a sua saúde, eu coloquei essa tabelinha, bem resumida e simples, que ajuda a identificá-las pelas cores. Ela serve para tanto para frutas quanto para verduras.


Além das vitaminas, as frutas da época também são mais vantajosas na hora da compra, pois além de serem mais baratas, estão em melhor qualidade por estarem em safra natural. Mas como saber se a fruta está em boa qualidade? Muito simples.

  1. Observe pequenos furos na casca da fruta, geralmente são pretos. Eles são um sinal de alerta, pois podem indicar a presença de insetos ou larvas, ou pode estar no início de sua decomposição.  Rachaduras ou machucados também merecem atenção.
  2. Prefira sempre as frutas com cascas firmes, lisas e com cor viva!
  3. Frutas com partes moles não significam que estejam ruins, mas na maioria das vezes esse aspecto indica uma maturidade avançada e devem ser consumidas rapidamente.
  4. Em estações muito quentes, as frutas amadurecem mais rápido. A dica é comprar as mais verdosas caso não seja para o consumo imediato, e as madurinhas você pode comprar se for consumir logo. Não se esquecer de manter elas refrigeradas também!

Aqui vai umas receitinhas de sobremesas do verão, criativas e bem baratinhas pra você aproveitar as frutas e se manter saudável o ano todo, independente da estação! Não deixe de conferir os outros posts do blog e deixar o seu comentário sobre o que achou do conteúdo. Sua opinião é muito importante!


PICOLÉ DE ABACAXI COM HORTELÃ

Ingredientes:

- 1 abacaxi maduro, no ponto de ser consumido (R$ 5);
- 1 maço de hortelã fresca, que você pode colher da sua pequena horta, se a tiver, ou comprar na feira ou supermercado (até R$ 1).
- Liquidificador ou mixer
- Forma de picolé. (Se você não tiver as forminhas de picolé, você também pode usar saquinhos de fazer flau, ou colocar o suco dentro de copos de requeijão reutilizados ou até mesmo copo descartável e colocar o palito dentro).

Como fazer:
Tire as folhas de hortelã dos galhos, lave-as muito bem e higienize. Faça 3/4 de um copo de chá com umas 20 folhas. Esfrie, coe e coloque na geladeira ou freezer para logo ficar gelado.
Enquanto o chá gela, descasque o abacaxi, corte em pedaços e  tenha o cuidado de retirar a parte central, cheia de fibra.
Bata no mixer e coe em uma peneira grossa. A fibra deve ser bem prensada na peneira, ou você estará desperdiçando a fruta.
Bata o suco já coado com o chá que preparou (cuidado para não colocar muito chá), mais o restante das folhas de hortelã que ficaram separadas e já lavadas (atenção, não use as folhas usadas para o chá, que ficam murchas!).
A mistura final ficará cremosa, perfumada e doce. Caso o abacaxi esteja um pouco ácido, você pode adoçar com mel ou adoçante (se necessário).
Coloque na picoleteira e leve ao freezer. Meia hora depois, retire a picoleteira e coloque os palitos. Pronto, ao final de 4 horas, os picolés estarão prontos!

Obs.: Se preferir, bata somente o abacaxi com as folhas de hortelã, sem o chá. O gosto ficará diferente, mas tão gostoso quanto feito com o chá.
(Imagem da internet)

SALADA DE VERÃO COM MANGA, MORANGO E HORTELÃ
Ingredientes:
- 100g de manga
- 50g de morango
- 50g de queijo minas
- 20g de hortelã
- 20g de aipo
- 100ml de iogurte natural e mel
Como fazer:

Corte o hortelã em pedaços e faça o mesmo com os outros ingredientes. Misture bastante e tempere com iogurte natural e mel. Fique a vontade para trocar e misturar as frutas que gostar mais! Sirva gelado.
(Imagem da internet)
É isso gente, espero que tenham gostado!
Abraços e até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário:

Iapoys Blog. Tecnologia do Blogger.